top of page
Esperança no Tratamento de IRC

 

 

Essa área de especialidade veterinária tem evoluído de forma significativa. Há pouco tempo atrás, o diagnóstico de Doença Renal Crônica dava ao paciente o rótulo de “terminal”. A conversa com o proprietário era em tom negativo e muitos animais eram encaminhados para eutanásia.  Hoje a abordagem é feita de outra forma, com a possibilidade de intervenções, terapias e a conquista de longevidade com qualidade de vida.

Abaixo apontamos os principais desafios na clínica veterinária e reforçamos que além de contar com um especialista na área, temos toda uma equipe clínica com competência para lidar com essa casuística:

Insuficiência renal aguda (IRA) trata-se do estado no qual os rins perdem de modo abrupto a capacidade de exercício de uma ou mais funções, devido a um fator primário. Existe uma tendência hoje de usar a expressão Injuria Renal Aguda, em substituição à Insuficiência Renal Aguda, visto que, a causa é o ponto chave e a questão mais importante dessa condição.

 

Insuficiência Renal Crônica (IRC) trata-se de um estado no qual os rins encontram-se com incapacidade de exercício de uma ou mais funções, devido a perda irreversível de grande número de néfrons. Doença Renal Crônica (DRC) consiste de lesão renal irreversível e geralmente caracterizada pela perda progressiva da função dos rins. (Polzin et. al., 2005).

 

Considera-se insuficiência renal, entenda-se, “insuficiência funcional renal”, quando a perda estrutural corresponde a 2/3 a 3/4 dos néfrons de ambos os rins, com manifestações clinicas e laboratoriais, representando uma alteração funcional superior à capacidade de compensação renal. Se ocorrer recuperação dos néfrons, caracterizando um processo reversível, pode-se definir essa insuficiência como aguda. Por outro lado, se as lesões são irreversíveis, a perda irrecuperável desses néfrons, caracteriza o processo como insuficiência renal crônica.

 

Azotemia trata-se da identificação do aumento de resíduos nitrogenados no sangue. Geralmente, Uréia e Creatinina são usados como referência.

 

Uremia trata-se da manifestação clinica da azotemia. Quando o aumento de catabólitos na corrente sanguínea é superior à capacidade do organismo de suporta-los ocorrendo manifestações clínicas.

Dicas do Dr.  

 
 
bottom of page