top of page

 

 
Na Veterinária Achieta temos ao seu dispor um serviço especializado em Ortopedia Veterinária.
 
É uma das nossas áreas principais de diferenciação. Estamos em constante investigação e formação nesta área, disponibilizando as técnicas cirúrgicas mais avançadas, de modo a valorizar o bem estar do seu animal de estimação.
 
A sua colaboração é fundamental para eleger o tratamento mais eficaz. Sabemos que por vezes a tecnologia mais avançada não se adequa á raça ou ao modo de vida do seu animal, assumindo que cada caso é um caso diferente. Assim, o nosso objetivo passa por além de aplicar as tecnologias e materiais mais recentes, adequar os nossos conhecimentos ás suas necessidades e ás necessidades do seu animal. O que queremos é o seu bem-estar e a melhor qualidade de vida para o nosso paciente.
 
 
Avaliamos com rigor o problema do seu animal. Confie no nosso serviço!
 
 
 
É fundamental fazer um diagnóstico preciso e correto da patologia ortopédica.
 
·         Consulta de Ortopedia - é avaliada a história completa desde a origem do problema, feita palpação e manipulação do membro ou área afetada, exame ortopédico em marcha plana ou em subida e descida de escadas e rampas;
·         Diagnóstico por imagem - dispomos de radiologia de alta qualidade, o que nos permite ter imagens ósseas e articulares muito precisas. Normalmente o exame radiográfico é feito sob sedação, de modo a ser o mais correto possível.
 
 
Somos referência em Ortopedia Veterinária na Região. Colaboramos com muitos colegas veterinários no diagnóstico e tratamento de patologias ortopédicas.
 
 
 
A mobilidade dos nossos animais depende do sistema músculo-esquelético. A sua qualidade de vida passa por uma boa mobilidade articular e ausência de dor. esteja atento/a relutância ao exercício, levantar ou deitar com dificuldade, excesso de peso, gemidos em repouso ou em movimento.
 
O nosso serviço de Ortopedia consiste em:
 
1.    Prevenção das doenças osteo-articulares;
2.    Cirurgia Ortopédica;
3.    Fisioterapia e acupuntura na prevenção e recuperação de patologias ortopédicas.
 
 
1. Prevenção da osteo-artrite.
 
A doença articular degenerativa afeta desde animais muito jovens até animais idosos. Relativamente aos jovens, os cães são mais afetados do que os gatos, sendo possível detectar alterações de marcha a partir dos 5-6 meses de idade. Geralmente o problema é articular e as articulações mais afetadas são o ombro, cotovelo, quadril e joelhos. O aparecimento de problemas articulares vai depender de características genéticas herdadas, modo de vida (excesso de exercício ou peso) e qualidade do alimento.
Na escolha de um cachorro de raça predisposta deve ter em atenção:
 
·         Progenitores- tenha acesso ao pedigree dos progenitores e verifique que não há consanguinidade. De preferência deverá verificar se os pais têm laudo negativo de displasia coxo femural e cotovelo. Infelizmente, mesmo cumprindo todos os requesitos, apesar da ocorrência ser diminuida o seu cachorro pode desenvolver alguma doença articular hereditária, uma vez que são síndromes de origem multifatorial e de grande complexidade;
·         Modo de vida - A qualidade do alimento e o grau de exercício também condicionam e influenciam o aparecimento destas patologias. É de extrema importância alimentar o seu animal com uma dieta o mais completa possível e equilibrada para a raça, idade e atividade, uma vez que carências ou excessos de composição levam a alterações no desenvolvimento ósseo e articular. Atualmente existem alimentos de elevada qualidade formulados para todos os tipos de animais. Também a intensidade do exercício é muito importante no desenvolvimento correto do sistema esquelético, em que o exercício durante o período de crescimento ósseo mais intenso deve ser moderado.
No diagrama abaixo, enumeramos as raças mais predispostas e as patologias mais frequentemente associadas.
 
·         Displasia coxo femural  - Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão;
·         Displasia do Cotovelo - Labrador Retriever, Golden Retriever, Pastor Alemão, Basset Hound, Rotweiller, Bernese Mountain Dog;
·         Displasia do Ombro - raças grandes/gigantes incluindo as anteriores.
 
 
A displasia coxo femural pode também ocorrer em gatos, especialmente na raça Persa e Maine Coon.
 
 
Estas patologias devem ser diagnosticadas o mais precocemente possível - após os 5-6 meses já se podem detectar alterações na marcha. O seu tratamento pode ser conservativo ou cirúrgico dependendo da idade no diagnóstico, gravidade da lesão, perspectivas dos donos e bem-estar do animal.  Se não forem diagnosticadas antecipadamente, tendem a agravar-se levando a doença articular degenerativa com desgaste das cartilagens e dor. A osteo-artrite é um processo irreversível com poucas opções terapêuticas.
 
A osteo-artrite em adultos ou idosos é resultado de patologias hereditárias não diagnosticadas, mau manejo, deformidades de crescimento, lesões ligamentosas ou lesões articulares traumáticas envolvendo desgaste ou destruição da superfície articular. O sucesso terapêutico é inferior, tendo estes casos um prognóstico mais reservado. Estes casos são avaliados em colaboração com os proprietários dos animais de modo a eleger o tratamento mais benéfico com vista na longevidade e qualidade de vida os nossos pacientes. São exemplos de causas de osteo-artrite em adultos/idosos:
 
·         Ruptura de ligamentos (joelho, cotovelo, ombro, tarso, carpo, quadril);
·         Luxação da rótula ou patela (joelho);
·         Excesso de peso;
·         Artrite infecciosa ( Leishmaniose, bacteriana, trauma articular);
·         Fraturas articulares.
 
 
Na Veterinária Anchieta dispomos de métodos que retardam o avanço destas patologias.
 
 
2. Cirurgia Ortopédica.
 
A cirurgia ortopédica veterinária é uma disciplina altamente exigente da medicina veterinária, é o expoente máximo da ortopedia veterinária e é onde apostamos muito na formação e competência dos nossos serviços. O bom funcionamento do sistema esquelético é fundamental para uma boa qualidade de vida.
 
A cirurgia ortopédica como qualquer cirurgia realizada, é feita com o animal sob anestesia geral. Uma vez que geralmente são cirurgias longas, estamos equipados de modo a garantir um controle cárdio-respiratório, constante manutenção anestésica gasosa e analgesia controlada. Só assim garantimos que os nossos pacientes tenham uma cirurgia com riscos mínimos e um acordar sem dor, o que ajuda a uma recuperação anestésica mais rápida e eficaz.
 
A cirurgia ortopédica está reservada para:
 
·         Trauma ósseo (fraturas, tumores);
·         Deformidades angulares de membros (malformações ósseas);
·         Lesões articulares (luxações, fraturas, rupturas de ligamentos, rupturas de tendões, malformação hereditária).
Atualmente os implantes ortopédicos estão em constante evolução em termos de resistência, durabilidade e preservação biológica da nutrição óssea. Existem implantes adaptados para todos os animais de acordo com o peso, modo de vida, idade, tipo de osso, tipo de patologia. O nosso protocolo inclui uma consulta onde tiramos uma história completa da patologia. Fazemos depois um exame físico rigoroso com o animal acordado e se necessário também sob sedação. Regra geral é também feita uma avaliação radiográfica.

 
A solução por nós apresentada tem de contemplar todas estas variantes e tem de estar ajustada também ás necessidades e expectativas dos proprietários.
 
Após a cirurgia, o animal fica em repouso até recuperar totalmente o plano anestésico. Juntamente com o proprietário do animal, são estabelecidas regras para um correta e eficiente recuperação da zona intervencionada.
 


3. Fisioterapia Veterinária.
 
A Fisioterapia Veterinária é de extrema importância quer no tratamento conservativo de patologias articulares, quer na recuperação de uma cirurgia ortopédica.

Ortopedia Veterinária, Prevenção, Cirurgia e Fisioterapia

bottom of page