top of page

 

Eletrocardiografia

 

 

 

 

A Eletrocardiologia é a área da medicina que engloba todos os métodos que utilizam a eletrocardiografia como base inicial da informação diagnóstica. Depois de analisada, a eletrocardiografia pode dar origem a novas formas de se compreender a atividade elétrica do coração. É uma técnica antiga, que teve seu inicio no século XIX, e está bem difundida na área médica. E dentro da medicina veterinária, a análise da atividade elétrica cardíaca dos animais tem sido cada vez mais requisitada.

 

As duas principais indicações da eletrocardiografia são a avaliação do ritmo cardíaco (local de formação, frequência de formação e condução do estimulo elétrico), e a avaliação pré-anestésica. Outras indicações são o acompanhamento da terapia antiarrítmica, investigações complementares de cardiopatias e de algumas alterações sistêmicas em cães e gatos.

 

A incidência de problemas cardíacos em animais tem crescido nos últimos anos. Isso ocorre devido ao aumento da expectativa de vida, ao maior conhecimento e acesso da população às principais doenças, e à maior diversidade e acuidade dos equipamentos disponíveis para diagnósticos. Assim, a exemplo do que acontece na medicina, é frequente o encaminhamento de animais para a avaliação eletrocardiográfica, especialmente daqueles acima de 5 anos de idade. A partir de então os acompanhamentos de rotina poderão ser feitos para que, na evidência de alguma alteração em relação ao exame basal, o clínico possa intervir precocemente.

 

Os principais sinais indicativos de arritmia são:

 

• Cansaço fácil;

 

• Dispnéia;

 

• Cianose de mucosa oral/ocular/gênito-urinária;

 

• Pulso irregular;

 

• Desmaios;

 

• Síncopes.

 

Procedimentos realizados pelo serviço de Eletrocardiografia:

 

• Exame eletrocardiográfico: o eletrocardiograma é um exame de fácil obtenção, rápido e 

 

indolor. Consiste na colocação de eletrodos do tipo “jacarés” nos membros e região torácica dos animais. Os eletrodos são umedecidos com álcool para que ocorra a condução elétrica existente naturalmente na superfície corpórea. O paciente permanece deitado em decúbito lateral direito e é monitorado por cerca de 3 minutos, o que possibilita vários registros das 10 derivações de forma simultânea.

 

• Teste de estimulação por atropina: tem como indicação a diferenciação de determinadas bradiarritmias no que concerne à sua origem. A atropina, por ser um antagonista competitivo das ações da acetilcolina, propicia o aumento da frequência cardíaca quando a bradiarritmia tem como origem uma estimulação parassimpática excessiva. Caso não haja a resposta com aumento da frequência cardíaca do paciente, a bradiarritmia poderá ter sua origem por lesão ou má-formação do sistema de condução do coração (bloqueios atrioventriculares) ou por condições extracardíacas como nas alterações eletrolíticas. Diferentes abordagens terapêuticas serão consideradas a partir do resultado. Neste exame o paciente recebe o fármaco por administração endovenosa na dose preconizada para o teste, e o registro eletrocardiográfico é realizado tomando-se os tempos de 5, 10 e 15 minutos pós aplicação. 

 

Para um resultado positivo temos que verificar a porcentagem de aumento da frequência cardíaca neste período.

 

Preparo: não existe preparo necessário aos dois exames.

 

A Veterinária Achieta, sempre preocupado em oferecer a mais recente tecnologia do mercado e, principalmente, em propiciar conforto aos pacientes e proprietários, dispõe de um eletrocardiógrafo computadorizado. Este tipo de equipamento possui melhor acuidade na obtenção do registro e possibilita um exame mais ágil, com menor interferência, quando comparado aos aparelhos de fita termossensível. O registro simultâneo e por tempo mais prolongado nos pacientes com histórico de síncope e nas raças mais predispostas a arritmias, como boxers e dobermans, também é um diferencial do método computadorizado.

 

bottom of page